General Gonçalves Dias será ouvido pela Polícia Federal nesta 6ª feira
Ex-GSI foi flagrado em um vídeo dentro do Planalto na hora da invasão golpista no 8 de janeiro
Ricardo Brandt
O general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), será ouvido pela Polícia Federal (PF) às 9h desta 6ª feira (21.abr). A determinação para que a PF colha o depoimento do militar foi do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi no âmbito do inquérito que investiga as autoridades ligadas aos atos golpistas de 8 de janeiro, mesmo que por omissão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
G.Dias, como o general e ex-guarda-costas de Lula é conhecido em Brasília, vai dar informações sobre a participação dele no dia 8 de janeiro no Palácio do Planalto, depois que imagens inéditas mostraram Dias e outros militares circulando entre os manifestantes golpistas.
A divulgação das cenas pela CNN resultou no pedido de demissão de G.Dias do GSI, nesta 4ª feira (19.abr). No mesmo dia, Alexandre de Moraes ordenou que o ex-GSI fosse ouvido pela PF em 48h. Ele considerou graves as imagens e solicitou as explicações do ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional.
Gonçalves Dias era até então considerado o homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O militar atuou na segurança pessoal de Lula durante os dois primeiros mandatos do petista, de 2003 a 2010. Na transição de governos, integrou a equipe da área de inteligência estratégia.