PF ouve Marcos do Val ainda nesta 5ª feira sobre reunião do golpe
Senador revelou encontro com Daniel Silveira e Bolsonaro; Anderson Torres e Valdemar Costa Neto também foram interrogados
Ricardo Brandt
A Polícia Federal (PF) quer ouvir ainda na tarde desta 5ª feira (2.fev) o depoimento do senador Marcos do Val (Podemos-ES), sobre supostas pressões sofridas por apoio a uma tentativa de golpe de estado, que ele teria sofrido do ex-deputado Daniel Silveira e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pela manhã desta 5ª feira, o delegado da PF Raphael Soares Astini pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ouvir Marcos do Val no inquérito que investiga o ex-ministro Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal (DF), suspeito de ter sido omisso nos atos de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes.
O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a oitiva do senador.
Na casa de Torres, que está preso desde o dia 14 de janeiro, a PF encontrou um documento, que ficou conhecido como a "minuta do golpe", que era um rascunho de um decreto presidencial para Bolsonaro, em que se decretava intervenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitindo a anulação do resultado das eleições.
O depoimento de Marcos do Val deve ser às 17h, na PF em Brasília.
Minuta do golpe
Andreson Torres também foi ouvido nesta 5ª feira pela PF, no mesmo inquérito, aberto no STF no pacote de investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Neste inquérito, são alvos o ex-ministro da Justiça, o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e os ex-chefes da Segurança do DF são alvos de investigação por suposta omissão dolosa.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também foi ouvido nesta 5ª feira, no mesmo inquérito, por declarações recentes feitas sobre a "minuta do golpe".
O ex-deputado afirmou que em entrevistas à imprensa, na última semana, que "chegou a receber várias propostas, documentos que supostamente poderiam questionar/alterar no TSE o resultado eleitoral e que teve o cuidado de triturar tais documentos".
Leia também:
+ Moraes dá 5 dias para PF ouvir Valdemar Costa Neto, presidente do PL
+ PF pede a Moraes autorização para ouvir depoimento de Marcos do Val