Publicidade
Justiça

TCU vai auditar gastos do governo Bolsonaro com indígenas

Presidente do tribunal, ministro Bruno Dantas, determinou início imediato para apuração

Imagem da noticia TCU vai auditar gastos do governo Bolsonaro com indígenas
Jair Bolsonaro
• Atualizado em
Publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai auditar os gastos adotados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) com os indígenas Yanomami. Em sessão da corte realizada nesta 4ª feira (25.jan), o ministro Bruno Dantas, que preside o TCU, determinou que a apuração comece de forma imediata.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Dantas afirmou que a auditoria será feita em parceria com a Controladoria-Geral da União, para que haja avaliação das causas da vulnerabilidade dos povos indígenas. "Determinei à secretaria-geral de controle externo que realize imediatamente auditoria proposta por Vital do Rego [ministro do TCU] e aprovada no plenário", disse.

O presidente do TCU também avaliou que as notícias de problemas de saúde e nutricionais da população são estarrecedoras, e a necessidade de ações federais para tratar o problema é urgente. "O Brasil tem assistido estarrecido notícias veiculadas sobre a crise sanitária e humanitária na maior terra indígena no país, localizada em Roraima", declarou o presidente da corte.

Mais cedo, a Polícia Federal também abriu inquérito para apurar o suposto crime de genocídio do governo Bolsonaro para com a população Yanomami. A pedido do Ministério da Justiça, a PF vai analisar ainda se houve omissão de socorro e crimes ambientais na região.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade