TCU vai auditar gastos do governo Bolsonaro com indígenas
Presidente do tribunal, ministro Bruno Dantas, determinou início imediato para apuração
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai auditar os gastos adotados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) com os indígenas Yanomami. Em sessão da corte realizada nesta 4ª feira (25.jan), o ministro Bruno Dantas, que preside o TCU, determinou que a apuração comece de forma imediata.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dantas afirmou que a auditoria será feita em parceria com a Controladoria-Geral da União, para que haja avaliação das causas da vulnerabilidade dos povos indígenas. "Determinei à secretaria-geral de controle externo que realize imediatamente auditoria proposta por Vital do Rego [ministro do TCU] e aprovada no plenário", disse.
O presidente do TCU também avaliou que as notícias de problemas de saúde e nutricionais da população são estarrecedoras, e a necessidade de ações federais para tratar o problema é urgente. "O Brasil tem assistido estarrecido notícias veiculadas sobre a crise sanitária e humanitária na maior terra indígena no país, localizada em Roraima", declarou o presidente da corte.
Mais cedo, a Polícia Federal também abriu inquérito para apurar o suposto crime de genocídio do governo Bolsonaro para com a população Yanomami. A pedido do Ministério da Justiça, a PF vai analisar ainda se houve omissão de socorro e crimes ambientais na região.