PGR já tem 40 denúncias prontas contra autores dos atos golpistas
Segundo Augusto Aras, o Ministério Público adotará todas as medidas para que os culpados sejam punidos
Ricardo Taffner
O Ministério Público Federal (MPF) tem 40 denúncias prontas contra os autores dos atos golpistas cometidos, em 8 de janeiro, contra as sedes dos Três Poderes. A afirmação é do subprocurador-geral de Justiça, Augusto Aras.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Como titular da ação penal, o Ministério Público moverá todas as medidas junto às autoridades judiciárias competentes para que os culpados sejam punidos", afirmou Aras, nesta 2ª feira (16.jan), ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O parlamentar esteve na Procuradoria Geral da República (PGR) para entregar uma notícia crime com informações acerca dos ataques registrados na Câmara. Na última 6ª, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) havia feito o mesmo sobre os dados apurados por essa Casa.
Agilidade
"Esperamos que o MP cumpra o seu papel e promova a responsabilização, não só por causa da depredação, que é grave, mas sobretudo por causa dos atentados sofridos pelas instituições", pontuou Lira.
Segundo o subprocurador-geral da República, as primeiras ações penais contra os envolvidos identificados serão produzidas até a próxima 6ª. "Elas poderão ser acompanhadas de medidas cautelares para essas pessoas que foram presas depredando e invadindo a Câmara Federal, ou, se não houver elementos para a denúncia, providenciaremos os inquéritos."
Aras criou o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos para apurar todos os episódios do dia 8. O objetivo é acelerar o trabalho e a apresentação das ações penais. "A nossa grande preocupação é que atos como esses não voltem a acontecer jamais, porque a democracia tem um preço caro, mas precisamos formar o consenso social a partir do diálogo permanente", afirmou.
Leia também: