Gilmar Mendes pede investigação sobre vídeo falso de jantar com filho de Lula
O ministro pediu que Alexandre de Moraes, do STF, apure a divulgação feita em grupos bolsonaristas
O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu nesta 3ª feira (25.out) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, investigue o vídeo e os áudios que tem circulado nas redes sociais e mostram Gilmar em um restaurante, na Itália, com um homem que -- segundo as postagens falsas -- seria o filho do ex-presidente e candidato à presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
O material tem sido compartilhado em grupos de mensagens e em redes socias de apoiadores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Gilmar pede que o caso seja apurado no âmbito do inquérito das Fakes News.
Mais cedo, o magistrado publicou em suas redes um comunicado com a foto que vem sendo compartilhada com a informação falsa. O magistrado esclarece que o registro foi feito num restaurante em Roma, na Itália, no início do mês. E que ao contrário do que vem sendo compartilhado, o homem de barba e óculos nas imagens não é filho do candidato petista, mas sim o professor Sérgio Victor, que inclusive já trabalhou com o ministro no STF.
Estive em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira. pic.twitter.com/guPekIFjiD
? Gilmar Mendes (@gilmarmendes) October 24, 2022