Publicidade
Justiça

Toffoli nega prosseguimento de ação de Bolsonaro contra Moraes

Presidente havia denunciado ministro por abuso de autoridade

Imagem da noticia Toffoli nega prosseguimento de ação de Bolsonaro contra Moraes
Toffoli nega prosseguimento de ação de Bolsonaro contra Moraes
• Atualizado em
Publicidade

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta 4ª feira (18.mai), arquivar a ação do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade. Ele era o relator da notícia-crime ajuizada pelo chefe do Executivo e também determinou a retirada do sigilo do processo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para Toffoli, "não há crime de abuso de autoridade se o agente público não atua com a finalidade específica (i) de prejudicar outrem ou (ii) de beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, (iii) por mero capricho ou satisfação pessoal".

Bolsonaro entrou com a ação contra Moraes na noite de 3ª feira (18.mai). Segundo o mandatário, o motivo seriam os "sucessivos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais". 

No entanto, de acordo com o relator do caso, "os fatos descritos na 'notícia-crime' não trazem indícios, ainda que mínimos, de materialidade delitiva, não havendo nenhuma possibilidade de enquadrar as condutas imputadas em qualquer das figuras típicas apontadas".

"Ante o exposto, considerando-se que os fatos narrados na inicial evidentemente não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito, nego seguimento à inicial, nos termos do artigo 21, rejeitando, desde logo, o mérito da petição", disse Toffoli na decisão. 

Saiba mais:

"Constato, por derradeiro, que, diante da ampla divulgação, pela imprensa, de considerável parte daquilo que foi encartado no presente feito, não mais se justifica a manutenção do sigilo", acrescentou o ministro. Confira a íntegra da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli:

Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
justiça
toffoli
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade