Aras nomeia Lindôra Araújo como vice-procuradora-geral da República
Trata-se do cargo número dois do MPF. Lindôra tem o apoio do PGR e substitui Humberto Jacques de Medeiros
O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, nomeou nesta 2ª feira (4.abr) Lindôra Araújo como vice-procuradora-geral da República. Trata-se do cargo número dois do Ministério Público Federal (MPF). Ela substitui Humberto Jacques de Medeiros. A troca ainda será publicada no Diário Oficial da União e foi confirmada pelo SBT News.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Lindôra era subprocuradora-geral da República e, dentro do MPF, tem o apoio de Aras, diferentemente de Jacques de Medeiros, que tem divergências com o PGR. Declarações de Lindôra já geraram polêmicas no MPF e no próprio ambiente jurídico.
Em abril de 2021, a então subprocuradora relativizou os números da pandemia e questionou a eficácia das máscaras de proteção. Em sessão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lindôra disse que as manchetes dos jornais deixam a imagem que o Brasil é "o único país do mundo que tem Covid".
"Gente, o Covid-19 está no mundo inteiro. Quando se lê as manchetes, parece que o Brasil é o único país do mundo que tem Covid. Parece que só no Brasil tem Covid, estou apavorada", afirmou.
De acordo com a subprocuradora, o Brasil, na verdade, seria o 47º país em mortes pela pandemia. "É que em números relativos e números absolutos a diferença é muito grande. Nós estamos em 47º lugar", afirmou. Segundo ela, "estão politizando o Covid".