"Democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la", diz Barroso
Presidente do TSE fala após ataques de Bolsonaro e anuncia comissão de transparência das eleições
SBT News
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, se posicionou sobre as manifestações bolsonaristas da última 3ª feira (7.set) e disse que a "democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la". A fala foi realizada durante a sessão plenária da Corte, na manhã desta 5ª feira (9.set). O presidente do TSE ainda anunciou a criação de uma comissão de transparência das eleições.
Barroso utilizou o pronunciamento na abertura da sessão para definir a posição do TSE contra o retorno ao voto impresso. Segundo o ministro, "abandonar a urna eletrônica é abandonar o computador e voltar não a máquina de escrever, mas a caneta tinteiro''. O presidente do TSE ainda ressaltou que é a volta aos tempos de fraude.
Para o presidente, os apoiadores do chefe do Executivo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram manipulados para duvidarem das eleições realizadas por meio das urnas eletrônicas. "Uma minoria de eleitores passou a ter dúvida sobre a segurança do processo eleitoral. Uma dúvida criada artificialmente por uma máquina governamental de propaganda", disse.
Barroso finalizou a sua fala ressaltando a importância do respeito à Carta Magna e às instituições do país. "O que nos une nas diferenças é o respeito à constituição, aos valores comuns que compartilhamos e estão nela inscritos". O ministro terminou sua colocação rebatendo os ataques de Bolsonaro à democracia. "Com a benção de Deus e a proteção das instituições, um presidente eleito democraticamente pelo voto popular vai tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023".
Veja reportagem do SBT Brasil: