Barroso cita Lacerda: "Quem está no poder deve ter interesse em ordem"
Ministro voltou a dar "dicas da semana" e recomendou frase do ex-deputado Carlos Lacerda
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltou a dirigir-se de forma oblíqua ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por meio de suas "dicas da semana".
Barroso tem feito referências à situação do país por meio de indicações de livros, frases e músicas recomendadas aos seguidores nas redes sociais. Nesta 6ª feira (3.set), o ministro indicou como pensamento uma frase de Carlos Lacerda -- o qual, segundo o magistrado, entendia de "confusão institucional".
"Quem está no poder deve ter interesse em ordem, não em desordem."
Opositor do presidente João Goulart, o jornalista Carlos Lacerda -- que foi deputado federal por duas vezes -- foi apoiador do golpe militar que destituiu o então presidente em 1964.
DICAS DA SEMANA:
? Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) September 3, 2021
- Um livro: Código Machado de Assis, Miguel Matos
- Um pensamento: "Quem está no poder deve ter interesse em ordem, não em desordem". Carlos Lacerda (que de confusão institucional entendia)
- Uma música: Você não sabe, Ana Carolina https://t.co/LMt81fG0AG
O presidente do TSE ainda indicou o livro Código Machado de Assis, de Miguel Matos -- obra que, em uma de suas edições, tem prefácio do próprio Barroso --, e a música Você não sabe, de Ana Carolina. Entre outras coisas, a canção diz: "Mas o que você quer meu bem/Eu nem tô ligando/Eu sei de mim e dos meus/E cuido bem do que me interessa/Não venha alugar minha cabeça".
Barroso é alvo frequente de Bolsonaro, sobretudo em função do posicionamento contrário à adoção do voto impresso. O presidente já usou xingamentos para referir-se ao magistrado e chegou a dizer que apresentaria ao Senado um pedido de impeachment contra ele -- mas acabou recuando e entrando com processo contra o também ministro Alexandre de Moraes, que acabou arquivado.