Gilmar Mendes diz que André Mendonça "parece ter vindo de Marte"
Ministro criticou o AGU por defender a realização de cultos presenciais em meio à pandemia
Gilmar Mendes
Paulo Guilherme
• Atualizado em
Publicidade
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez duras críticas ao advogado-geral da União, André Mendonça, por conta de sua defesa à presença de público em celebrações religiosas. Durante julgamento sobre o tema na Corte, nesta 4º feira (7.abr), Mendonça citou a bíblia e mencionou a lotação do transporte público e de aviões durante a crise sanitária.
"Eu poderia ter entendido que sua excelência teria vindo para este Tribunal após uma viagem a Marte e está deslocado de qualquer responsabilidade institucional com assuntos no Brasil", afirmou Gilmar, referindo-se à fala de Mendonça.
Mendes ainda disse que parece haver "um certo delírio nesse contexto geral". "É preciso que cada um de nós assuma as suas responsablidades, é preciso deixar muito claro", disparou. "Não tentemos enganar ninguém, até porque os bobos ficaram na corte", acrescentou.
Sobre o pedido do PGR, Mendes afirmou que "eticamente não é possível [um PGR] ficar escolhendo relator [em ações]" e que o requerimento flerta "com uma deslealdade processual".