Publicidade
Justiça

Rosa Weber suspende inquérito contra procuradores da Lava Jato

Ministra do STF atendeu pedido da Procuradoria Geral da República

Imagem da noticia Rosa Weber suspende inquérito contra procuradores da Lava Jato
Ministra Rosa Weber do STF: suspensão até julgamento da Primeira Turma | Foto: Fellipe Sampaio/STF
• Atualizado em
Publicidade
A ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República e suspendeu o inquérito do Superior Tribunal de Justiça que apura a atuação de procuradores da Lava Jato.

Na decisão, a suspensão fica determinada até o julgamento do mérito do habeas corpus impetrado pela defesa do procurador Diogo Castor, ex-integrante da Lava Jato de Curitiba pela Primeira Turma do STF. O julgamento ainda não tem data marcada. 

A PGR fez o pedido alegando que a investigação viola as prerrogativas dos procuradores do Ministério Público Federal e que são baseadas em mensagens hackeadas da Lava Jato na Operação Spoofing, envolvendo procuradores e o ex-juiz federal Sérgio Moro. Nas conversas, os procuradores teriam discutido pedir à Receita Federal uma análise de dados de ministro do STJ. 

O inquérito no STJ foi aberto em fevereiro pelo presidente da Corte, ministro Humberto Martins, com base no Regimento Interno do tribunal que prevê a possibilidade de instauração de inquérito envolvendo seus membros, semelhante ao regimento do STF usado como base para o inquérito das fake news. 

No final da manhã, a secretaria de comunicação do STJ divulgou nota informando que "a corte irá suspender o prosseguimento da investigação aberta de ofício pela presidência do Tribunal (Portaria STJ 58/2021), em face da última decisão liminar proferida pela ministra Rosa Weber, do STF, nessa terça feira (30.mar), até o julgamento do mérito do HC a ser submetido à Primeira Turma do STF".





 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade