Pacientes sofrem agressões em clínica de reabilitação
Publicidade
Uma clínica que deveria servir para a recuperação de dependentes químicos, virou uma prisão com direito a agressões e maus tratos. Os agentes da Vigilância Sanitária de José de Bonifácio, SP, foram até a clínica para notificar a falta de alvará de funcionamento, mas encontraram os 43 internos vivendo em uma situação precária. Segundo o secretário da saúde do município, quatro pessoas estavam presas só com as roupas íntimas em um quarto pequeno e sem iluminação. Eles dormiam em uma maca sem colchão e faziam as necessidades fisiológicas em um balde.
Entre os internos havia menores entre 12 e 17 anos. Alguns pacientes afirmaram que são agredidos periodicamente. Todos os meses, os familiares vão até a clínica para visitar os internos. E para que ninguém ficasse sabendo sobre as agressões, eles eram instruídos a só falar bem do local, caso contrário seriam penalizados. Para manter os dependentes internados, as famílias chegavam a desembolsar quantias entre R$ 1.000 e R$ 2.000.
O caso será encaminhado ao Ministério Público. A clínica foi interditada e os internos foram liberados para voltar pra casa.
Publicidade