Publicidade
Jornalismo

Estados mantém placas de radares mesmo com decisão do Contran

• Atualizado em
Publicidade

Radar adiante e muitas luzes vermelhas na rodovia. A ação de pisar no freio ao ver o aviso de fiscalização eletrônica é instantânea. Mas, se a velocidade permitida está em placas, não era pra ser respeitada?

A velocidade permitida em ruas, avenidas e estradas é determinada para salvar vidas. Não é calculada de forma aleatória. Para se chegar à ela, leva-se em conta até os reflexos do motorista. Quem está ao volante, de forma geral, demora até dois segundos e meio para reagir quando vê algum problema à frente.

Outros detalhes ajudam a chegar ao valor correto. O tamanho do carro é um deles. As condições da pista, outro. Por exemplo: um carro a 100km/h percorre 27,8 m/s. Precisaria de uma distância de 210 metros para parar o carro sem bater.

A resolução do Contran deixa estados e municipios a vontade pra decidir se mantém as placas que indicam a presença do radar.  Rio de Janeiro, São Paulo , Brasilia e Belo Horizonte  já resolveram. as placas ficam.
 
Para muitos, segundo o especialista, um convite à imprudência. Flagramos um carro. Ao se aproximar do radar , o motorista freia. Depois, acelera...lá na frente, bom mesmo será o motorista ficar de olho em outra placa: na de velocidade....afinal, alguém também poderá estar de olho nele.
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade