Ucrânia planeja contraofensiva durante celebrações de 9 de maio, diz Rússia
Data marca vitória de Moscou sobre Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial
Autoridades pró-russas disseram, nesta 3ª feira (2.mai), que acreditam que a Ucrânia irá lançar uma contraofensiva em 9 de maio. Para Andrei Marochko, que representa Moscou na cidade ucraniana de Lugansk, a intenção de Kiev é ofuscar a data, quando é comemorada a vitória russa sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"No final desta semana e no início da próxima há uma grande probabilidade de a Ucrânia retomar a fase ativa das ações ofensivas, utilizando equipamentos fornecidos pelos países da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. O inimigo vai tentar ofuscar a celebração do Dia da Vitória", disse Marochko à estatal Tass.
A contraofensiva ucraniana está sendo anunciada desde o fim de abril. Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, o país está recebendo armamentos pesados e modernos que irão auxiliar os militares a recuperarem os territórios ocupados pela Rússia. A ação também será uma resposta aos últimos ataques em massa lançados por Moscou.
+ Alemanha expulsa diplomatas russos por suspeita de espionagem
Lugansk, região onde Andrei Marochko está, é uma das quatro regiões anexadas ilegalmente pelo presidente russo, Vladimir Putin, em outubro do ano passado. O objetivo do exército ucraniano é desocupar as regiões e, caso tenham sucesso, avançar para recuperar a Crimeia, também anexada por Moscou, mas em 2014.