Força-Tarefa de Segurança no Acre deflagra operação contra facção criminosa
Alvos vão responder pelos delitos de promover e integrar organização criminosa armada
A Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre (FTSP-AC) deflagrou, nesta 2ª feira (3.abr), uma operação -- denominada Rojão -- para cumprir 36 mandados judiciais. Entre eles, 19 de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a PF, o trabalho policial que culminou na operação foi conduzido pela FTSP-AC, começou em 2022 e identificou vários integrantes de uma facção criminosa, "de âmbito nacional, com atuação no estado do Acre, a qual é responsável por extorsões, tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos".
A Rojão foi deflagrada em duas cidades acrianas e em uma do Amazonas. A Polícia Federal acrescenta que o nome da operação se refere "aos fatos que motivaram o início das investigações, em que lideranças de facção criminosa atuantes no estado do Acre organizaram e promoveram queima de fogos na data em que se comemora o Dia de Finados, em alusão a integrantes que morreram em disputa por 'territórios' com facções rivais".
Os 36 mandados judiciais foram expedidos pela Vara Estadual de Delitos de Organizações Criminosas do Acre. Cerca de 70 policiais participaram no cumprimento deles.
Os alvos da Rojão responderão pelos delitos de promover e integrar organização criminosa armada que utiliza da participação de adolescentes. As penas, caso forem condenados, podem ultrapassar 20 anos de prisão. A FTSP-AC é composta pela PF, Polícia Civil e Polícia Militar.
Veja também: