MEC lança programa de alfabetização que pretende melhorar ensino fundamental no país
"Alfabetiza Brasil" fará uma pesquisa com professores das redes municipais que deve ser concluída em maio
Nara Bandeira
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta 4ª feira (22.mar), o programa "Alfabetiza Brasil", que tem como objetivo avaliar e aumentar a qualidade do ensino fundamental nas escolas municipais do país. A primeira medida será a realização de uma pesquisa, a partir de abril, com professores das redes municipais. De acordo com o MEC, estados e municípios têm diferenças no nível de ensino e não há uma padronização sobre o desempenho dos alunos considerados alfabetizados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A estudante Valentina Negrão, de 6 anos, é um dos exemplos de estudantes que podem ser beneficiadas pelo programa. Ela está sendo alfabetizada em uma escola municipal de Belém. Já consegue escrever seu nome, mas ainda tropeça na leitura. Sua mãe, Luciana Sena, acompanha de perto o processo de alfabetização da filha. "Eles vão aos poucos, por etapa. Começam por vogais, consoantes, e depois vão juntando sílabas", afirma a autônoma, Luciana Sena.
Segundo a Base Nacional Curricular, que determina o conteúdo desenvolvido nas escolas de todo o país, os estudantes devem estar alfabetizados ao final do segundo ano do ensino fundamental.
O Programa é uma parceria entre o Ministério da Educação, o INEP e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que pretende criar, a partir de uma pesquisa com professores das redes municipais de trezentos municípios do país, uma política nacional de alfabetização. O levantamento começa em abril e deve ser concluído em maio.
A especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade, acredita que "com a fragilidade no letramento, nós temos muito mais possibilidades de ter uma sociedade que não consegue decodificar, não consegue interpretar textos".
Leia também: