Primeiro-ministro do Japão faz visita surpresa à Ucrânia
Em encontro com presidente, Fumio Kishida deve repudiar invasão russa e reforçar apoio ao país
Camila Stucaluc
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, desembarca, nesta 3ª feira (21.mar), em Kiev, na Ucrânia, para um encontro com o presidente Volodymyr Zelensky. Segundo o Ministério das Relações Exteriores japonês, durante a visita, o político deve reforçar o repúdio à invasão russa no país e defender a ordem internacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Kishida prestará homenagem ao presidente Zelensky pela coragem e perseverança do povo ucraniano, que defende a sua pátria sob a liderança dele. Kishida transmitirá diretamente a sua solidariedade e apoio inabalável à Ucrânia, além de reafirmar sua determinação em rejeitar firmemente a agressão da Rússia", disse a pasta.
A viagem do premiê japonês acontece no mesmo momento em que o presidente da China, Xi Jinping, visita a Rússia. Na 2ª feira (20.mar), os líderes afirmaram ter objetivos semelhantes, aumentando a preocupação no Ocidente, que, neste ano, já prometeu possíveis consequências caso os países fortaleçam as relações.
+ "Devolveremos crianças evacuadas à Ucrânia quando for seguro", diz Rússia
Isso porque Washington acredita que os laços podem representar uma ameaça à guerra na Ucrânia. De acordo com a inteligência norte-americana, Pequim pode cogitar enviar armas a Moscou, o que tiraria o país do isolamento de armas e impactaria o conflito. Na semana passada, contudo, a China voltou a negar as afirmações.