Governo deixou vencer quase 39 milhões de vacinas contra covid, diz Saúde
Desperdício já resulta em um prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões aos cofres públicos
O Ministério da Saúde revelou que quase 39 milhões de vacinas contra a covid-19 venceram desde 2021. A pasta disse que, quando assumiu a gestão no início do ano, encontrou 27 milhões de doses sem tempo hábil para distribuição e uso, enquanto mais de 20 milhões estão com a data de vencimento para os próximos seis meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com os dados, em 2021, primeiro ano da vacinação contra a covid-19, 1.904.140 de doses venceram. Um ano depois, em 2022, foram quase 10 milhões. Ao todo, incluindo o quantitativo perdido em 2023, o desperdício de vacinas chegou a 38,9 milhões, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.
Do total de imunizantes vencidos, mais de 33 milhões já foram encaminhados para a incineração. Outras 5,9 milhões de unidades, por sua vez, aguardam autorização para serem descartadas.
+ Casos de síndrome respiratória por covid voltam a crescer em 4 estados
"O Ministério da Saúde buscou uma solução pactuada com o conselho de secretários estaduais e municipais de saúde - Conas e Conasems - para um esforço conjunto para evitar novos desperdícios. Outras ações também estão sendo pactuadas dentro do Movimento Nacional pela Vacinação", disse a pasta.