Publicidade
Jornalismo

Sirenes são acionadas em Kiev após balões russos sobrevoarem a cidade

Segundo a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, leste da Ucrânia está sendo bombardeado 24 horas por dia

Imagem da noticia Sirenes são acionadas em Kiev após balões russos sobrevoarem a cidade
kiev
• Atualizado em
Publicidade

Sirenes voltaram a tocar, em Kiev, no fim da tarde desta 4ª feira (14.fev). Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, o motivo seria a detecção de 6 balões russos sobrevoando a capital.

Ainda não está claro se eram equipamentos de espionagem ou se estavam sendo usados apenas para acionar o sistema de defesa antiaéreo da Ucrânia, e fazer o país gastar o que já não tem muito à disposição. O que muitos na cidade temem é que o que foi gasto com a falsa ofensiva russa faça falta quando a capital do país estiver sob um ataque de verdade.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em Kiev, o enviado especial Sergio Utsch conversa com o jovem deputado ucraniano de 26 anos, Yurash, que há poucos meses lutava na região de Bakhmut, no leste do país. Ao jornalista, o rapaz conta que uma de suas missões hoje é aproximar a Ucrânia do Brasil.

Yurash preside um grupo parlamentar de amizade entre os dois países, e conta que entende a resistência de muitos brasileiros em apoiar os ucranianos, mas insiste que é preciso enxergar o que acontece em seu país de uma forma mais simples.

"Essa luta não é sobre a OTAN, Estados Unidos ou Rússia. É sobre o direito da Ucrânia de definir seu próprio futuro", afirma o jovem deputado, que se prepara para voltar para a linha de frente.

"A gente se esforça no combate, mas também na mente e no coração das pessoas, para que elas entendam que a Rússia invadiu ilegalmente um país soberano com a ideia de anexá-lo", acrescenta Yurash.

A versão dos russos é de que pessoas como Yurash fazem parte de uma conspiração nazista que ataca os próprios ucranianos, algo sem base na realidade.

Na cidade escura, os ucranianos tentam seguir com a vida, apesar das muitas interrupções impostas pela guerra. Mesmo sem iluminação pública e vivendo praticamente na escuridão durante a noite, Kiev é uma cidade que não tem o direito de não estar em alerta o tempo inteiro.

Nas ruas, diversos carros blindados, capturados dos russos, quando eles tentavam invadir a capital ucraniana, para não deixar ninguém esquecer das atuais circunstâncias. As sirenes que soaram nesta 4ª feira foi mais um aviso de que aquele é um país em guerra, e de que Kiev é uma cidade que pode ser atacada a qualquer momento.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade