Polônia formaliza pedido para enviar tanques à Ucrânia
País precisa que a Alemanha, fabricante do blindado, autorize o fornecimento
A Polônia formalizou nesta 3ª feira (24.jan) um pedido para a Alemanha liberar o envio de 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia. De fabricação alemã, os blindados são tema do maior desentendimento público entre os países aliados que fornecem armamentos a Kiev.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Isso porque Berlim não tem cedido a pressão de outros membros da Otan para doar os veículos militares, considerados vitais pelo governo ucraniano à medida que o conflito se aproxima da marca de um ano. As autoridades alemãs temem que o uso dos blindados levem a uma escalada de violência e envolva outras nações na guerra.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, chegou a afirmar que o uso de tanques ocidentais traria consequências "inequivocamente negativas" e seria considerado participação direta do país fabricante.
Questionados pela agência de notícias DPA, a Alemanha confirmou o recebimento do pedido e disse que o avaliaria "com a devida urgência". O país tenta costurar um acordo para que os Estados Unidos também enviem os tanques norte-americanos Abrams.
O governo de Joe Biden resiste em fornecer seus próprios tanques para a Ucrânia, citando manutenção extensa e complexa e desafios logísticos para levar os veículos de alta tecnologia. Washington acredita que seria mais produtivo enviar os tanques alemães, já que muitos aliados os possuem -- estima-se que haja 2 mil blindados na Europa -- e as tropas ucranianas precisariam de menos treinamento.
* Com informações da Associated Press