Ucrânia afirma ter abatido quase 500 drones russos desde setembro
Aumento de uso dos equipamentos faz país temer ataque em massa nos próximos dias
Camila Stucaluc
O porta-voz do comando da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ignat, afirmou, nesta 3ª feira (3.jan), que quase 500 drones russos foram abatidos desde setembro do ano passado. Segundo ele, alguns dos equipamentos são de fabricação iraniana e, dependendo da quantidade lançada, podem sobrecarregar os sistemas de defesa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Vamos nos preparar. Nós derrubamos drones. Como você pode ver, 84 drones foram abatidos em dois dias - na véspera de Ano Novo e no dia seguinte. Tais resultados nunca foram alcançados antes. O número de drones já está se aproximando de 500 desde 11 de setembro. São 500 drones abatidos", disse Ignat.
Apesar da defesa, o porta-voz ressaltou que os russos estão aumentando cada vez mais o uso de drones kamikazes para avançar nos ataques. A declaração aumenta os temores do presidente Volodymyr Zelensky, que disse que Moscou está planejando um ataque em massa contra soldados e infraestruturas de energia.
+ Ucrânia e União Europeia marcam cúpula no dia 3 de fevereiro, em Kiev
"O regime russo precisa de emoções de mobilização. Algo que eles querem mostrar ao seu país para mentir ainda mais, como se tudo neles estivesse indo ?de acordo com o plano?. Devemos aumentar o preço máximo para o estado terrorista de nova mobilização e guerra em geral", afirmou Zelensky.