Integrantes da Otan se reúnem para garantir ajuda à Ucrânia durante inverno
Constantes bombardeios russos já destruíram mais de 40% dos setores de energia do país
Camila Stucaluc
Os ministros integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúnem, nesta 3ª feira (29.nov), para discutir novos pacotes de ajuda à Ucrânia. O encontro, que acontece em Bucareste, na Romênia, deve abordar o envio de componentes elétricos para auxiliar no reparo dos setores de energia do país, devastados pela guerra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na última semana, o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, afirmou que o presidente russo Vladimir Putin está "tentando usar o inverno como arma de guerra", uma vez que os bombardeios em infraestruturas energéticas já deixam milhares de moradores sem luz. Com isso, o líder prometeu o envio de combustível, geradores e bloqueadores de drones.
Além disso, espera-se que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que também participará da reunião de hoje, anuncie uma "ajuda substancial" para a rede de energia da Ucrânia. Autoridades norte-americanas afirmam que o governo havia orçado, até o momento, US$ 1,1 bilhão para auxiliar o país.
+ Ucrânia diz que russos estão impedindo entrada de trabalhadores em usina nuclear
Desde o início da invasão russa, mais de 40% das infraestruturas de energia da Ucrânia foram destruídas por ataques. O cenário se agrava com a chegada do inverno, já que o país costuma registrar temperaturas abaixo de 0ºC. Na última semana, os bombardeios russos também afetaram as operações de eletricidade da Moldávia, resultando em apagões.