Bombardeios destruíram 90% dos geradores eólicos ucranianos, diz governo
Constantes ataques em infraestruturas de energia já deixam mais de 1 milhão de pessoas sem luz
Os bombardeios na Ucrânia já resultaram um impacto devastador na infraestrutura de energia renovável do país. Segundo a primeira-vice-ministra das Relações Exteriores, Emine Dzheppar, desde o início da ofensiva, 90% dos geradores de energia eólica foram destruídos, bem como 40-50% da infraestrutura de energia solar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Rússia continua aterrorizando os ucranianos e está a caminho de criar uma crise energética em nosso país", disse Dzheppar. Em meio ao cenário, ela pediu que os países enviem ajuda de defesa aérea ao governo, uma vez que os alvos russos também continuam sendo edifícios residenciais, escolas, hospitais e parques infantis.
Due to #russian invasion of #Ukraine, 90% of Ukraine's wind energy infrastructure & about 40-50% of the solar energy infrastructure is destroyed.#russia keeps terrorizing Ukrainians and it's course to create energy crisis in our country. Help us protect ?? sky now. Stop??terror pic.twitter.com/lnVN5dlHZq
? Emine Dzheppar (@EmineDzheppar) October 23, 2022
+ Após explosão de usinas, Ucrânia acusa Rússia de minar barragem
Desde o início de outubro, o exército russo vem lançando uma série de ataques contra infraestruturas de energia elétrica na Ucrânia, devastando ao menos 30% de todo o sistema. No último sábado (22.out), o conselheiro presidencial Kyrylo Tymoshenko disse que mais de 1 milhão de pessoas estavam sem energia no país.