Eleitores deficientes auditivos contarão com apoio extra em pelo menos 7 estados
Intérpretes de Libras atenderão por videochamadas no domingo
No próximo domingo, 111.813 eleitores com deficiência auditiva devem comparecer às urnas, em todo país, para eleger seus representantes. No Rio Grande do Sul e em pelo menos mais seis estados, esses cidadãos contarão com um serviço gratuito de atendimento pela Língua Brasileira de Sinais.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
O serviço para os gaúchos é uma iniciativa do núcleo socioambiental e de acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). A Central de Libras já funcionou em 2020 e seguirá os mesmos moldes neste pleito.
"Em 2020, ajudamos um número pequeno de eleitores com a ferramenta aqui no RS, mas isso não nos desestimulou porque era a primeira vez e as pessoas não conheciam muito. E a gente sempre diz que se conseguirmos ajudar um eleitor com deficiência a votar, para nós está valendo" explica a coordenadora do núcleo de acessibilidade, Magda Stoll Andrade.
A Central de Libras contará com dois profissionais intérpretes da língua dos sinais, além de técnicos do TRE-RS e vai realizar o atendimento virtual, por meio de videochamada. O serviço vai funcionar das 8h às 17h.
O telefone para contato com a Central gaúcha é o 51 99511-0746. A chamada pode ser feita pelo próprio eleitor ou pelos mesários. No Rio Grande do Sul, são 4.413 deficientes auditivos aptos a votar.
Entre os estados que vão oferecer o serviço estão ainda Sergipe, Alagoas, São Paulo, Maranhão, Pernambuco e o Distrito Federal. Para informações sobre os serviços nesses locais, entre em contato com a Justiça Eleitoral regional.
SBT News De Fato
O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Mônica Rossi é jornalista no SBT News e SBT RS
>> SBT RS é integrante do SBT News De Fato
>> Imagens por SBT RS
Você também pode se interessar por: