Publicidade
Jornalismo

Aplicativo recebe denúncias de irregularidades eleitorais. Entenda

Ferramenta da Justiça Eleitoral pode ser usada no dia do voto e ajuda na fiscalização

Imagem da noticia Aplicativo recebe denúncias de irregularidades eleitorais. Entenda
representação de pássaro símbolo do aplicativo - Aplicativo do TSE é gratuito - Reprodução site do TSE/SBT NEWS
• Atualizado em
Publicidade

explica

Aplicativo da Justiça Eleitoral que recebe denúncias de eleitores foi atualizado em agosto para receber demandas do pleito de 2022.  A nova versão do "Pardal" recebeu 24.257 denúncias de propaganda eleitoral irregular entre 16 de agosto e 26 de setembro. 

O aplicativo foi criado no ano de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral para facilitar a denúncia, por parte dos cidadãos, de qualquer irregularidade como compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

Em 16 de agosto, uma versão atualizada foi disponibilizada nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Até 26 de setembro, as denúncias deram origem a 6.780 processos que estão em tramitação. A apuração do que é recebido no sistema fica a cargo do Ministério Público Eleitoral.

Saiba mais:

O aplicativo foi criado eno ano de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral para facilitar a denúncia, por parte dos cidadãos, de qualquer irregularidade como compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.
Em 16 de agosto, uma versão atualizada foi disponibilizada nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Desde então, as denúncias deram origem a 4.705 processos que estão em tramitação. A apuração do que é recebido no sistema fica a cargo do Ministério Público Eleitoral.
 

Reprodução

O ideal é sempre incluir provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos, é o que explica o coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral do MPRS, promotor de Justiça João Pedro Xavier. 

"Ele tem um tutorial sobre o que é necessário para instruir para uma denúncia, porque mais importante do que o volume de denúncias são os subsídios que elas trazem. Muitas vezes uma denúncia vem desacompanhada de foto, filmagem ou indicativo de testemunhas, sem um detalhamento que é imprescindível para definir a natureza daquele fato."

Entre os estados com maior número de denúncias até o dia 19 de setembro estavam: Pernambuco (2.244), São Paulo (2.200), Minas Gerais (1.837), Rio Grande do Sul (1.555) e Rio de Janeiro (1.125), segundo levantamento até 19 de setembro. Veja o gráfico abaixo:

grafico app pardal

Quase 70% dos encaminhamentos dizem respeito às campanhas para deputado federal (5.777) e estadual (5.747).

"É vedado o anonimato, mas é resguardado ao denunciante o sigilo das informações pessoais sendo assegurada a confidencialidade. Óbvio que se uma pessoa de má fé fizer alguma denúncia inconsistente ou inverídica, ela pode responder por isso", esclarece Xavier.

No Pardal, o eleitor também pode tirar todas as dúvidas sobre o que é permitido ou não nas propagandas eleitorais.

Para baixar a aplicação, acesse a Apple Store ou Google Play.


SBT News De Fato

SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Mônica Rossi é jornalista do SBT RS e SBT News

Você pode também se interessar por:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade