Agenda do Poder: vereador Gabriel Monteiro (PL) tem o mandato cassado
Equipe do SBT News apresenta os temas que serão discutidos ao longo do dia
SBT News
Agenda do Poder: Já foi publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, nesta 6ª feira (19.ago), a cassação do ex-policial e youtuber Gabriel Monteiro, do PL. Ele perdeu o mandato de vereador na sessão da 5ª feira (18.ago) com 48 votos a favor da cassação e apenas dois votos contrários.
Gabriel Monteiro perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar. Entre as acusações, o relatório aponta "a filmagem de cena sexo explícito com adolescente de 15 anos, agressão e ameaça à pessoa em situação de rua, edição e manipulação de vídeos monetizados e exposição vexatória de crianças".
O Supremo Tribunal Federal decidiu que as mudanças na Lei de Improbidade Administrativa não retroagem para condenações definitivas e processos em fase de execução de penas. Os ministros entenderam que a nova regra somente se aplica a atos culposos praticados na vigência da norma anterior se a ação ainda não tiver decisão definitiva, ou seja, para todos os casos em andamento.
E ainda: Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta 5ª feira (18.ago) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida ao Planalto, com 47% das intenções de voto no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 32%.
O levantamento revela um crescimento de Bolsonaro, acima da margem de erro. Na última pesquisa, em julho, ele aparecia com 29% das intenções de voto. Com isso, a distância para o petista -- que manteve seu desempenho -- passou de 18 pontos percentuais para 21.
Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 7%. Simone Tebet tem 2% e os demais candidatos somam 1%. Brancos e nulos são 6% e 2% não sabem.