EUA: Pfizer envia pedido para vacinar menores de 5 anos contra covid
Estudo clínico mostra que três doses do imunizante resulta em resposta imune de 80%
A farmacêutica Pfizer, em parceria com a BioNTech, solicitou à agência reguladora dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) a autorização do imunizante contra covid-19 para crianças menores de cinco anos. O documento mostra que três doses mais baixas da vacina geram uma forte resposta imune contra a doença.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até o momento, nenhuma vacina contra covid-19 foi aprovada no país para crianças na faixa etária, sendo permitida a aplicação apenas em jovens entre cinco e 11 anos. Segundo a FDA, uma reunião para debater o assunto e analisar os dados incluídos no documento foi marcada para 15 de junho.
Em maio, a Pfizer divulgou dados de um ensaio clínico feito com 1,6 mil crianças. O imunizante, composto por um décimo da dose para adultos, apresentou resposta imunológica contra covid de 80,3% após a terceira aplicação. Dentre os testes, não foram identificados novos eventos adversos e a maioria dos efeitos colaterais foi leve ou moderado.
+ Covid já responde por quase 60% dos casos de síndrome respiratória
Na data, o CEO da farmacêutica, Albert Bourla, afirmou estar satisfeito com os resultados. "Esperamos concluir em breve nossas apresentações aos reguladores em todo o mundo, com a esperança de disponibilizar esta vacina para crianças mais novas o mais rápido possível."