CoronaVac induz resposta imune em mais de 80% dos idosos, diz estudo
Soroconversão se manteve alta após três meses da segunda aplicação da vacina
SBT News
Um estudo feito na Turquia com idosos imunizados com CoronaVac mostrou que a proteção de anticorpos contra a covid-19 atingiu 80,9% dos indivíduos após dois meses da segunda dose. O artigo, publicado na edição de maio da revista Age & Aging, foi conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Ancara, capital turca.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, foram avaliados 497 pacientes idosos com idade média de 72 anos que receberam a vacina fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. Segundo os dados, a taxa de soroconversão também se mostrou alta até o terceiro mês de imunização, com 73,2%.
O estudo apontou, no entanto, que a presença de comorbidades, como doenças crônicas, pode influenciar na resposta imune, ainda mais em indivíduos mais velhos que já têm o sistema imunológico comprometido naturalmente devido ao envelhecimento. Por isso, os pesquisadores reforçaram a importância da dose de reforço.
+ 98,2% dos paulistanos possuem anticorpos contra a covid-19
Os resultados do estudo turco são similares ao levantamento brasileiro feito com 60 milhões de pessoas, baseado nos dados nacionais do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) do Ministério da Saúde. Na data, a pesquisa apontou uma proteção da CoronaVac de 84,2% contra hospitalizações, 80,8% contra internações em UTI e 76,5% contra mortes entre idosos.