Putin irá se reunir com secretário-geral da ONU em Moscou
António Guterres também se reunirá com presidente da Ucrânia na tentativa de costurar acordo de paz
SBT News
O secretário-geral da ONU, António Guterres, irá se reunir com Putin e Zelensky na próxima semana. Segundo porta-voz do Kremlin, a reunião com Putin está marcada para a próxima 3ªfeira (26.abr), em Moscou. A visita a capital da Ucrânia, Kiev, está marcada para acontecer na 4ªfeira (27.abr)
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Em 19 de abril, Guterres enviou mensagens às missões permanentes da Rússia e da Ucrânia nas Nações Unidas com um pedido dirigido aos presidentes dos dois países para recebê-lo em suas capitais. De acordo com o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, "o secretário-geral disse que neste momento de grande perigo e consequências, ele gostaria de discutir medidas urgentes para trazer a paz na Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e do direito internacional". Guterres observou que "tanto a Ucrânia quanto a Federação Russa são membros fundadores das Nações Unidas e sempre foram fortes apoiadores desta Organização".
O chefe da ONU chegou a pedir uma pausa humanitária no conflito durante o feriado cristão de Páscoa, mas foi negado por Moscou, que acusou as forças ucranianas de aproveitar os corredores humanitários para se organizar dentro do território.
*Com informações da Associated Press