Publicidade
Jornalismo

Papa Francisco se junta à ONU por cessar-fogo na Ucrânia

Trégua de quatro dias estaria baseada na comemoração da Páscoa ortodoxa

Imagem da noticia Papa Francisco se junta à ONU por cessar-fogo na Ucrânia
Apelo de Guterres por trégua humanitária na Ucrânia foi reforçado por Francisco por meio de comunicado | Reprodução/Vatican News
• Atualizado em
Publicidade

Em comunicado divulgado nesta 5ª feira (21.abr), o Papa Francisco reforçou o apelo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por uma trégua de quatro dias na Ucrânia durante a celebração da Páscoa ortodoxa, segundo o calendário juliano. Ele explicou que o cessar-fogo seria primordial para a liberação de corredores humanitários e a retirada de civis.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Conscientes de que nada é impossível para Deus, invocam o Senhor para que a população presa em zonas de guerra seja evacuada e que a paz seja restabelecida em breve, e pedem a quem tem a responsabilidade das nações para ouvir o grito de paz do povo", diz a divulgada pelo Vaticano.

O apelo de Guterres foi feito na última 3ª feira (19.abr), momento em que as tropas russas intensificaram os ataques no leste da Ucrânia. Segundo ele, a trégua humanitária cria as condições necessárias para dois pontos fundamentais. O primeiro é a passagem segura de todos os civis que querem deixar as áreas de combate agora e no futuro em coordenação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Já o segundo é que, além de operações humanitárias que já ocorrem, a pausa permita a entrega segura de ajuda às pessoas mais afetadas em áreas como Mariupol, Kherson, Donetsk e Luhansk. No total, 12 milhões de ucranianos necessitam de ajuda humanitária atualmente, número que deve subir para 15,7% em poucos dias.

+ Putin declara vitória em Mariupol e cancela ataques à fábrica Azovstal

Como justificativa, Guterres lembrou que a Páscoa é um momento de renovação, ressurreição e esperança. Um momento que deveria ser de união. "Em vez de ser uma celebração da nova vida, este feriado coincide com a ofensiva russa ao leste da Ucrânia", disse.

Leia também

+ Secretário-geral da ONU propõe reuniões com Putin e Zelensky

+ Vídeo: Rússia testa míssil intercontinental Sarmat

+ Número de refugiados ucranianos na Europa ultrapassa 5 milhões

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade