Sobreviventes do Holocausto são retirados da Ucrânia e levados à Alemanha
País era residência de mais de 10 mil sobreviventes do Nazismo
Neste domingo, 14 sobreviventes do holocausto foram retirados da Ucrânia e levados para a Alemanha pela Conferência de Reivindicações, ONG que representa os judeus do mundo na negociação de compensação e restituição para as vítimas da perseguição nazista e seus herdeiros.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Segundo a organização, ao menos 10 mil sobreviventes do holocausto moram na Ucrânia. Desses, 500 precisam ser evacuados "urgentemente" por problemas de saúde. Em conjunto com a Jüdische Allgemeine, a organização Hesed, que faz parte do Comitê de Distribuição Conjunta Judaica Americana, também conhecido como Joint ou JDC, a Conferência de Reivindicações, na última 6ª feira (25.mar), conseguiu trazer quatro sobreviventes para Frankfurt. Os outros sobreviventes foram encaminhados para Würburg e Munique. Todos são pessoas doentes e enfermas que foram transportadas de ambulância até os asilos e centro médicos onde ficaram hospedados.
Ainda segundo a comunidade da sinagoga em Colônia, um idoso, de 90 anos, chamado Ninel Denisenko chegou em segurança no domingo, após um voo de 30 horas de Kiev. Ele estava acompanhado da filha. Ambos devem ficar na casa de parentes até que sua viagem a Israel para visitar a neta seja organizado.
O Comitê de Distribuição Conjunta Judaica Americana vai continuar os esforços para retirar mais sobreviventes do Holocausto da Ucrânia e afirmou que enviou ajuda extra na última semana para àqueles que estão presos em locais onde o conflito segue intenso.
"A longo prazo, o JDC fez arranjos na Polônia, Romênia, Hungria e Moldávia , caso uma evacuação em grande escala se torne necessária e possível. Para áreas como Kiev, Kharkiv e Kherson, onde há combates ativos nas ruas, não é prático tentar realocar pessoas idosas e reclusas em estradas perigosas. A JDC ativou uma linha direta de emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana, que está ligando proativamente para todos os clientes, começando pelos que estão em casa e pelos que não têm familiares. A linha direta também recebe ligações de todos os clientes da Hesed sobre quaisquer necessidades que eles tenham e que o JDC possa tentar atender."