Alemanha vai processar quem usar letra 'Z' em público
Letra virou símbolo pró-Rússia na invasão à Ucrânia
Pessoas que usarem o símbolo "Z" para demonstrar apoio à invasão russa à Ucrânia poderão ser processados na Alemanha. Segundo o porta-voz do Ministério da Interior alemão, Marek Wede, o símbolo está sendo usado em comícios no país.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
As letras "Z" e "V" passaram a ser vistas em diversos veículos militares e tanques do exército russo. Apesar do real significado ser uma dúvida entre especialistas, o próprio Ministério da Defesa da Rússia passou a utilizá-las como sinal de apoio aos soldados russos na Ucrânia. Um ginasta do país foi punido depois de colocar um "Z" no uniforme na hora de receber uma medalha durante uma competição internacional. Membros do parlamento russo também demonstraram apoio ao país por meio dos símbolos.
Para repórteres na Alemanha, Wede afirmou que "o ataque russo à Ucrânia é um crime e quem aprova publicamente esta guerra pode, assim, ser responsabilizado criminalmente". Alguns estados alemães já passaram a investigar se instâncias individuais do uso de "Z" constituem atos criminosos.