Ucrânia: especialista da ONU alerta sobre riscos de refugiados LGBTQIA+
Casos de violência e assédio podem ser cometidos tanto por militares como por civis

SBT News
O especialista da Organização das Nações Unidas (ONU), Victor Madrigal-Borloz, alertou para possíveis riscos que refugiados ucranianos LGBTQIA+ podem sofrer durante as travessias. Em nota divulgada no último sábado (26.mar), ele fez um apelo à comunidade internacional e às forças de segurança para que dirijam uma atenção especial ao grupo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Madrigal-Borloz argumenta que à medida que a presença das tropas da Rússia se intensifica na Ucrânia, mais e mais pessoas deixam o país e podem sofrer desde situações de vulnerabilidade à estigmatização do grupo. Segundo ele, são comuns atos como assédio e violência, tanto de combatentes armados quanto de civis, serem realizados de forma oportunista.
Aos vizinhos da Ucrânia o apelo é que possam admitir os cidadãos que fogem do conflito, bem como a oferta de proteção temporária da União Europeia. Para uma resposta eficaz aos deslocados na questão de orientação sexual e identidade de gênero, ele lembrou que as percepções se exacerbam com a exposição ao risco e pediu ação de organizações da sociedade civil.
Leia também
+ Encontro de Putin e Zelenksy deve depender de próximas negociações
+ Número de refugiados da Ucrânia na Europa sobe para 3,8 milhões
+ Falas de Biden sobre Putin causam reações negativas entre aliados europeus
+ Papa volta a falar sobre guerra na Ucrânia: "uma derrota para todos"