Xi afirma a Biden que "conflito na Ucrânia não é do interesse de ninguém"
Conversa entre os líderes internacionais foi a primeira em três semanas de tensão geopolítica
SBT News
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou ao presidente norte-americano, Joe Biden, que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia "não é do interesse de ninguém". Em conversa por videoconferência nesta 6ª feira (18.mar), os líderes internacionais discutiram a relação entre ambos os países em meio à tensão geopolítica na Europa.
+ Diário da Guerra 23: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Relações entre Estados não podem chegar no estágio do confronto militar. Conflitos e confrontos não são do interesse de ninguém. A paz e a segurança são os tesouros mais valorizados da comunidade internacional", disse Xi à Biden, segundo divulgado pela imprensa estatal.
O telefonema foi o primeiro realizado entre os dois presidentes sobre a invasão russa no território ucraniano, que chega ao 23º dia. Conforme informado pela Casa Branca, o receio do governo dos Estados Unidos é que a China ofereça suporte e equipamentos militares à Rússia, o que enfraqueceria as sanções impostas ao governo russo pela comunidade internacional.
+ Agência Espacial Europeia cancela missão em parceria com Rússia
Apesar da preocupação, Xi Jinping disse que a relação entre os países deve ser guiada bilateralmente pelo caminho correto e que os dois países devem carregar as devidas responsabilidade internacionais e fazer esforços pela paz mundial. "A crise na Ucrânia é algo que não queremos ver", reforçou o líder chinês, durante a conversa que durou cerca de duas horas.
Leia também
+ Novo grupo de refugiados da Ucrânia chega ao Brasil
+ ONU diz que mais de 700 civis foram mortos na Ucrânia
+ EUA alertam China sobre riscos de apoiar "agressão russa" à Ucrânia