No quinto dia de guerra da Ucrânia, bolsas mundiais abrem em queda
Rublo russo cai fortemente depois sanções econômicas e bolsas europeias operam em queda
SBT News
O rublo russo registra forte queda, nesta 2ª feira (28.fev), no quinto dia de guerra na Ucrânia. O dólar avança a 98,961 rublos e o rublo estava sendo negociado por volta dos 101,19 euros, a mais baixa cotação oficialmente.
O Banco Central russo (CBR) aumentou a taxa básica de juros em 20% e a Bolsa de Moscou não vai operar hoje. Este é o impacto de sanções econômicas disponibilizadas que a União Europeia e os Estados Unidos estão impondo à Rússia em uma tentativa de acabar com a guerra.
+ Guerra chega ao quinto dia com expectativa de negociação
As bolsas europeias também abriram em forte queda hoje. Bolsas de Frankfurt, Paris e Londres apresentaram quedas de 2,11%, 2,84% e 0,98%, respectivamente. O mercado americano registrou baixas também, o S&P recuou 1,8%; a Bolsa de tecnologia Nasdaq em 1,5%; e o Dow Jones tinha desvalorização de 1,4%.
Na Ásia não foi diferente a abertura, mas o fechamento apresentou diferentes resultados. Tóqui apresentou alta de 0,19%, Hong Kong caiu 0,24% e a de Shangaiu caiu 0,32%.
Já o petróleo chegou a subir mais de 7% e ultrapassou a marca de US$ 100 nesta 2ª feira (28.fev). O óleo também subiu e chegou aos US$ 96,37.
Saiba mais: