Publicidade
Jornalismo

Equador declara vacinação obrigatória contra covid para toda população

Decisão tem base na Constituição, que estabelece a saúde como um direito a ser garantido pelo Estado

Imagem da noticia Equador declara vacinação obrigatória contra covid para toda população
Cerca de 69% dos 17,7 milhões de habitantes do Equador receberam o esquema vacinal completo de duas doses | Myke Sena/MS
• Atualizado em
Publicidade

O Equador declarou, na noite de 5ª feira (23.dez), a obrigatoriedade de vacinação contra covid-19 para toda a população. A medida, segundo o governo, teve como base a disseminação da variante ômicron e o aumento de casos da doença no país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Esta decisão foi tomada devido ao atual estado epidemiológico, ou seja, o aumento das infecções e a circulação de novas variantes preocupantes", disse o Ministério da Saúde por meio de nota. A pasta argumentou ainda que a medida tem base na Constituição, que estabelece que a saúde é um direito que deve ser garantido pelo Estado.

Segundo o ministério, estão isentos da obrigatoriedade apenas cidadãos que tenham alguma contraindicação médica. O paciente, no entanto, deverá comprovar a situação por meio de documento médico e explicar a condição às autoridades.

Outras medidas para combater a pandemia também já estão em vigor no Equador, como a exigência de apresentação do comprovante de vacinação para entrar em eventos públicos, restaurantes, shopping centers, cinemas e teatros. A capacidade dos espaços também foi reduzida para 50% como forma de evitar aglomerações. 

+ Nova onda da pandemia impacta festas de Réveillon ao redor do mundo

O primeiro caso da variante ômicron no país foi identificado no dia 14 de dezembro em um homem de 48 anos que chegou da África do Sul, em voo que fez escala no Panamá. Ele foi mantido em quarentena e observado pelas autoridades de saúde. Desde então, o governo estuda a possibilidade de contágio comunitário da cepa no país.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade