Cientistas registram 1ª imagem da variante ômicron
Captura foi feita por meio de um microscópio. Trabalho foi realizado por especialistas da Universidade de Hong Kong
SBT News
A Universidade de Hong Kong divulgou um comunicado na 4ªfeira (08.dez) informando que sua equipe de cientistas conseguiram registrar uma imagem da variante ômicron do coronavirus por meio de um microscópio. Este é o primeiro registro feito da nova variante que tem capacidade de contágio muito maior que a delta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O trabalho foi realizado pelos pesquisadores John Nicholls, Malik Peiris e Tam Wah-Ching, que são da Faculdade de Medicina, e eles divulgaram duas imagens dos microscópios, de uma cultura do vírus em laboratório.
A imagem à esquerda está um registro 'de baixa ampliação' de uma célula de rim de macaco, que foi infectada de proposto com a variante ômicron da covid-19.
Além disso, a imagem mostra que a nova variante provoca danos nas células em vesículas, que são as pequenas bolhas, e nelas há muitas partículas virais, que são identificadas pela cor preta.
Do lado direito é possível ver uma imagem ampliada da mesma célula, com as partículas virais mais de perto, registrado pelo quadrado de cor rosa na foto. Neste ponto pode perceber a coroa do coronavírus, que é formada pela proteína S, no entorno da partícula viral.