Publicidade
Jornalismo

São Paulo registra primeiro caso da variante Delta do coronavírus

Homem de 45 anos e pessoas da família dele estão sendo monitorados

Imagem da noticia São Paulo registra primeiro caso da variante Delta do coronavírus
Pesquisador mexe em fracos contendo amostras para testes de covid-19 (Divulgação/Governo do Paraná)
• Atualizado em
Publicidade

A capital paulista registrou o primeiro caso da variante Delta do novo coronavírus -- identificada originalmente na Índia --, segundo comunicado emitido nesta 2ª feira (5.jul) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pessoa infectada é um homem, de 45 anos, que está agora sendo monitorado pelas equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região onde mora.

Outras três pessoas da família dele -- a mulher, o enteado e o filho -- também estão em acompanhamento pela UBS. A variante Delta aparenta ser mais contagiosa e letal. Segundo a SMS, a descoberta de que a covid-19, nesse caso, estava sendo provocada pela linhagem foi feita por meio de uma análise genômica conduzida pelo Instituto Butantan.

Desde abril, cerca de 250 amostras de exames RT-PCR com resultado positivo para covid são enviadas semanalmente pela prefeitura ao centro de pesquisa para que seja feito o sequenciamento e, consequentemente, o monitoramento das cepas do Sars-CoV-2 em circulação na capital.

O Executivo municipal diz ainda que cerca de 300 amostras são enviadas também ao Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e ao Instituto Adolfo Lutz para possibilitar a vigilância genômica. Entre o início da pandemia e o dia 26 de junho, a rede de atenção básica do município monitorou 2.095.654 pessoas.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade