Anvisa aprova ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen
Imunizante terá mais seis semanas de validade: passa de 3 para 4,5 meses
SBT News
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen, companhia farmacêutica da Johnson & Johnson, de 3 meses para 4,5 meses sob condições de armazenamento de 2° a 8° C, como antecipou o SBT News. A aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstraram que a vacina tende a se manter estável por um período mais amplo.
Na última quinta-feira (10.jun), a agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) - espécie de Anvisa dos Estados Unidos - também aprovou a referida alteração.
+ Prazo de validade da vacina da Janssen é ampliado para 4 meses e meio
No Brasil, a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março de 2021. Esta vacina é a única aprovada pela Anvisa em dose única.
Em comunicado, a Janssen afirma que segue dialogando com o Ministério da Saúde e outras autoridades locais com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes. "A companhia está comprometida em oferecer acesso global igualitário à sua vacina contra a covid-19 em um modelo sem fins lucrativos para uso emergencial durante a pandemia. Como parte deste compromisso, reconhece a importância de assegurar que as pessoas no Brasil tenham acesso ágil à sua vacina."
Leia também:
+ Covid-19: Janssen adia entrega de vacinas ao Brasil
Veja reportagem do SBT Brasil: