Publicidade
Jornalismo

Prazo de validade da vacina da Janssen é ampliado para 4 meses e meio

Segundo a FDA, decisão foi baseada em dados dos estudos que avaliaram a estabilidade do imunizante

Imagem da noticia Prazo de validade da vacina da Janssen é ampliado para 4 meses e meio
Dose da vacina contra covid-19
• Atualizado em
Publicidade

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, autorizou nesta 5ª feira (10.jun) a ampliação do prazo de validade das vacinas da Janssen. Com a alteração, o período de armanezamento dos imunizantes passa de três meses para quatro meses e meio.

Saiba mais

Vacina da Janssen chegará ao Brasil perto do prazo de validade

De acordo com a FDA, a decisão foi baseada em dados dos estudos que avaliaram a estabilidade do imunizante. As análises demonstraram que a vacina permanece estável por um período de 4,5 meses, quando refrigerada a temperaturas de 36º a 46º graus Fahrenheit, o que equivale a 2ºC e 8º C.

Na última 3ª feira (8.jun), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou a informação de que as 3 milhões de doses da vacina da Janssen, que serão utilizadas na campanha de imunização contra a covid-19, chegarão ao Brasil perto do prazo de validade. Para evitar o desperdício, a pasta planeja implementar uma grande operação logística para distribuição e aplicação das doses.

"Foi pactuado com o PNI e com o Conass. Entendemos que precisamos fazer uma estratégia para aplicar esses três milhões de doses em um prazo muito rápido para não correr o risco de as vacinas vencerem", explicou Queiroga. O ministro ressaltou que os imunizantes podem não ser aproveitados no Brasil. "Se tardar o posicionamento do FDA, essas vacinas podem não ser mais úteis para nós". 

Ainda não há uma previsão de quando os lotes irão desembarcar no país, já que dependem da liberação da FDA. 

Confira a ìntegra da nota:

"Temos o prazer de confirmar que a US Food & Drug Administration (FDA) autorizou uma extensão do prazo de validade da vacina COVID-19 de dose única da Johnson & Johnson de 3 para 4,5 meses. A decisão é baseada em dados de estudos de avaliação de estabilidade em andamento, que demonstraram que a vacina é estável em 4,5 meses quando refrigerada a temperaturas de 36 - 46 graus Fahrenheit (2 - 8 graus Celsius). As datas de expiração serão atualizadas . Os fornecedores de vacinas devem visitar www.vaxcheck.jnj para confirmar as últimas datas de validade de nossa vacina, incluindo aquelas atualmente disponíveis para administração em todos os Estados Unidos

Uma vacina de dose única que fornece proteção e evita a hospitalização e a morte é uma ferramenta importante na luta global contra o COVID-19. As evidências de nosso estudo ENSEMBLE de fase 3 demonstram a eficácia de nossa vacina COVID-19 de injeção única, incluindo contra variantes virais que são altamente prevalentes. Independentemente de raça e etnia, idade, localização geográfica e comorbidades, esses resultados permanecem consistentes.

Continuamos trabalhando com o governo dos Estados Unidos e as autoridades de saúde para apoiar o uso de nossa vacina, que desempenha um papel importante no combate à pandemia, inclusive entre aqueles que desejam ser totalmente vacinados com uma injeção."

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade