Comissão Europeia propõe reabertura de fronteiras para turismo
Pessoas que tomaram as vacinas autorizadas pela UE podem ter entrada liberada nos 27 países do bloco; CoronaVac ainda não foi aprovada
Em anúncio feito nesta segunda-feira (3), a Comissão Europeia propôs a reabertura de fronteiras para o turismo. Todos aqueles que quiserem entrar em um dos 27 países do bloco precisarão ter recebido as doses recomendadas das vacinas autorizadas pela UE. São elas: Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson.
Algumas vacinas seguem fora da lista de imunizantes autorizados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), como as vacinas CoronaVac e Sputnik V. Contudo, caso essas vacinas recebam o sinal positivo da União Europeia, brasileiros que receberam as doses da CoronaVac também farão parte do grupo de pessoas que podem viajar para a Europa a turismo.
De acordo com o comunicado, se houver um aumento drástico de casos em algum país que não faz parte do bloco, a UE poderá adotar uma "parada de emergência", em que os Estados-membros poderão agir de forma rápida e temporária para limitar o acesso aos países por turistas, até que as medidas sanitárias adequadas sejam tomadas.
A União Europeia também estuda a introdução de certificados Covid-19, também chamados de certificado verde ou passaporte Coronavírus. Esses documentos facilitarão a locomoção de cidadãos europeus ao redor do continente.