Apenas 6 dos 5 mil participantes de show em Barcelona contraem covid
Pesquisadores tentaram encontrar protocolo para realização segura de eventos na pandemia
Apenas seis das 5 mil pessoas que compareceram a um show da banda Love of Lesbian no Palau Sant Jordi, em Barcelona, na Espanha, em 27 de março deste ano, testaram positivo para a covid-19 nas duas semanas posteriores à apresentação, mesmo com a pandemia em curso no país. A informação foi confirmada na última 3ª feira (27.abr) pelos pesquisadores do Hospital Univesitário Germans Trias i Pujol e da Fundação de Luta contra a AIDS e Doenças Infecciosas (FLSida).
As entidades organizaram o evento, em parceria com a associação Festivals per la Cultura Segura e outras instituições, como parte de um estudo cujo objetivo era descobrir se existe um protocolo para promover grandes apresentações de maneira segura durante a pandemia.
Os participantes não precisaram manter o distanciamento social e podiam cantar e dançar, mas todos foram obrigados a utilizar máscaras do tipo PFF2/N95 na arena fechada, permanecer divididos em três setores e realizar testes de antígeno na manhã do dia em que acessaram o local. As pessoas que apresentaram diagnóstico positivo para infecção por Sars-CoV-2 nesse primeiro exame - também seis - não foram autorizadas a entrar.
? Ja ha acabat el concert dels Love of Lesbian al Palau Sant Jordi de Barcelona, amb 5.000 persones
? Catalunya Informació (@Catinformacio) March 27, 2021
? https://t.co/PhN8HE2RVO pic.twitter.com/MqBxoNPehw
Além disso, o fluxo de indivíduos dentro do Palau Sant Jordi foi controlado nas áreas de banheiro e restaurante, e houve uma otimização da ventilação dos ambientes, controle da temperatura corporal na entrada e disponbilização de álcool gel. Os resultados agora, dizem os pesquisadores, apontam que o show não culminou em uma supertransmissão do novo coronavírus.
O índice de casos da covid-19 por 100 mil habitantes entre os participantes ficou em 130,7 nos 14 dias após o evento, enquanto que na população de Barcelona era de 259,5 no mesmo período, considerando a mesma faixa etária - 18 a 65 anos. Os pesquisadores analisaram os resultados dos testes em parceria com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Generalidade de Catalunha.
+ Zé do Caixão ganha homenagem póstuma no site do Oscar
O inquérito epidemiológico sugere ainda que, das seis pessoas com diagnóstico positivo, todas tiveram sintomas leves, nenhuma precisou de internação hospitalar, ninguém transmistiu o coronavírus para contatos e pelo menos quatro teriam se infectado fora do evento.
Por outro lado, nem todos que compareceram ao show autorizaram ser submetidos ao exame posterior: 4.592 foram testados. Nos comunicados emitidos pelos organizadores, não é falado também se o estudo será publicado em alguma revista científica.