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Vendas online tiveram cinco vezes mais reclamações no Procon-SP neste ano

Atraso na entrega dos produtos está no topo da lista de queixas dos consumidores

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SBT News
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Neste ano de pandemia, as reclamações envolvendo vendas online quintuplicaram no Procon de São Paulo, segundo o diretor executivo, Fernando Capez, Queixas relacionadas ao e-commerce também lideraram o ranking em relação ao período da Black Friday. "Foi o maior vilão de 2020", diz Capez. 

A falta de preparo das empresas para absorver o maior volume de pedidos nas plataformas de compra está entre as principais causas desse aumento. "As empresas vendem o que não possuem em estoque, têm que recorrer a centros de distribuição, ou dependem muitas vezes dos Correios, e acaba atrasando a entrega", disse. Outra reclamação constante é em relação ao não cumprimento por parte das empresas do direito do consumidor de se arrepender da compra. De acordo com o Código do Consumidor, compras feitas online podem ser canceladas pelo comprador até sete dias após a transação. 

No período da Black Friday, uma companhia digital, a B2W Companhia Digital, que reúne Americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas, foi a campeã de reclamações com 199 registros, ou 12% do total. Demora na entrega dos pedidos liderou entre os motivos das reclamações com 26% dos atendimentos. " O problema é que essas plataformas não se sentem responsáveis pelos produtos que anunciam, e nós entendemos que sim,  elas têm uma responsabilidade solidária. Ela precisa checar, não pode abrir sua plataforma para qualquer empresa que chegue e vá anunciando", diz Capez. 

Veja abaixo os principais trechos da entrevista de Fernando Capez ao SBT News. 
 
 
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