Publicidade
Jornalismo

EUA: atirador de 17 anos mata duas pessoas durante protesto contra o racismo

Segundo a polícia do estado de Wisconsin, o jovem fazia parte de um grupo supremacista e irá responder por homicídio doloso

Imagem da noticia EUA: atirador de 17 anos mata duas pessoas durante protesto contra o racismo
EUA: atirador de 17 anos mata duas pessoas durante protesto contra o racismo
• Atualizado em
Publicidade
A terceira noite consecutiva de protestos contra o racismo e a violência policial, no estado norte-americano de Wisconsin, foi marcada por mais uma tragédia.

Nas imagens, que circulam a internet, um jovem branco de 17 anos, carregando um fuzil, é perseguido por um grupo de manifestantes. Em seguida, o adolescente cai no chão e começa a disparar contra a multidão, atingindo três pessoas. Duas delas, atingidas na cabeça e no peito, morreram na hora. Uma terceira vítima está internada em estado grave.

O atirador fugiu logo após a ação e só foi detido, nesta quarta-feira (26), no estado Illinois, onde reside com a família. Ele não teve o nome divulgado, mas foi apontado, pela polícia local, como membro de um grupo supremacista.

O rapaz já havia sido filmado, anteriormente, circulando com o fuzil pela cidade. Em um registro, ele conversa com policiais, que não tentaram desarmá-lo. Em outro, ele aparece observando a movimentação dos grupos antirracistas, em frente a um estabelecimento comercial.

O adolescente irá responder por homicídio doloso em primeiro grau e está sob custódia do Sistema Judicial do Condado de Lake, enquanto aguarda uma audiência de extradição para ser transferido de Illinois para Wisconsin.

Novo episódio de violência policial reacende protestos

A nova onda de protestos contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos ganhou força no último domingo (23), após a repercussão da abordagem contra Jacob Blake.

Em um vídeo, gravado por vizinhos e compartilhado nas redes sociais, mostra o momento em que Jacob Blake caminha em direção ao carro e é seguido por pelo menos dois policiais, com armas em punho. Quando o homem tenta entrar no veículo, um policial o puxa pela camiseta e, logo em seguida, dispara sete vezes.

No carro, estavam os três filhos de Blake: de 3, 5 e 8 anos. Em nota, o advogado que representa a família afirma que as crianças estão traumatizadas, e que o pai tentava separar uma briga entre duas mulheres, quando a polícia chegou ao local.

Jacob Blake tem 29 anos e 6 filhos. Ele foi socorrido, passou por cirurgias, durante a noite, e segue internado em estado grave, na unidade de terapia intensiva. A família afirma que ele corre o risco de ficar paralisado da cintura para baixo.

Em resposta ao crescimento das manifestações, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26) o envio de tropas federais para tentar inibir os protestos em Wisconsin.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade