Publicidade
Jornalismo

Covid-19: mais de 1,3 mi de pessoas já foram infectadas em SP

Prevalência do vírus na capital paulista é de 11,1% e o contágio entre idosos cresceu

Imagem da noticia Covid-19: mais de 1,3 mi de pessoas já foram infectadas em SP
Covid-19: mais de 1,3 mi de pessoas já foram infectadas em SP
• Atualizado em
Publicidade
A terceira etapa do inquérito sorológico na cidade de São Paulo revelou que 11,1% da população já foi infectada pelo novo coronavírus, o que representa mais de 1.320.000 milhão de pessoas.

A fase 2 da pesquisa ainda mostra que houve aumento no número de idosos infectados pelo vírus. Nesta etapa, finalizada no dia 20 de julho, foram coletadas amostras de sangue de mais de 2.300 pessoas. O balanço foi divulgado em coletiva de imprensa nesta terça-feira (28).

Desigualdade

A zona sul concentra a maior parte dos casos, com 16,1% da prevalência, seguida da zona leste com 13,3%. O perfil sócio demográfico mais suscetível à infecção contínua sendo o de indivíduos pretos e pardos, de menor instrução e menor renda mensal.

"O vírus está jogando luz sobre a desigualdade que nós temos. É quatro vezes maior a incidência de coronavírus na classe D do que quem é da classe A. Ou seja, quem é mais pobre tem mais chance de pegar o vírus. É quase o dobro a incidência do vírus sobre quem tem somente o Ensino Fundamental do que quem tem Ensino Superior. A população com menos instrução pega mais o vírus. E a questão da desigualdade racial: quem é da cor preta ou parda tem 60% mais chance de pegar o vírus do quem é da cor branca", afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB).

O estudo começou no dia 10 de junho e tenta descobrir, por amostragem, quantas pessoas já foram contaminadas na cidade de São Paulo. Ao todo, serão nove etapas do inquérito sorológico, que começou na fase 0 e vai até a fase 8.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade