Série adolescente está ligada a aumento de suicídio entre jovens nos EUA
A correlação foi feita por um estudo do governo americano. A obra audiovisual estreou num famoso serviço de streaming em março de 2017
SBT News
Um novo estudo do governo dos Estados Unidos aponta que a série 13 Reasons Why está ligada ao aumento de 28,9% nos índices de suicídio entre crianças e adolescentes do país em abril de 2017. Este foi o mês seguinte à estreia do programa na Netflix.
A pesquisa mostrou que o número de mortes naquele mês superou o índice registrado em qualquer outro mês, durante o período de cinco anos. O estudo foi realizado por diversas universidades e hospitais dos EUA, além do Instituto Nacional de Saúde Mental (INSM). Vale lembrar que associação não é o mesmo que causalidade.
Cena da série 13 Reasons Why/Foto: Divulgação/Netflix
Os pesquisadores apontaram que outros eventos, que não foram avaliados no estudo, também podem estar ligados à alta dos índices.
"Os resultados devem servir de alerta de que os jovens são especialmente sensíveis ao que é exibido pela mídia", disse Lisa Horowitz, cientista do instituto e autora do estudo à BBC.
A Netflix se pronunciou por meio de sua assessoria de imprensa à revista americana The New Yorker. "Esta é uma questão criticamente importante e nós trabalhamos para assegurar que abordamos esse tópico sensível de maneira responsável", se posicionou a empresa.
+ Amianto, fibra mineral cancerígena, pode voltar a ser extraída no Brasil
13 Reasons Why
A primeira temporada da série estreou em 31 de março de 2017 no serviço de streaming. A série conta a história de uma adolescente que se suicida e deixa treze fitas explicando o que a motivou a essa ação. A segunda temporada estreou em maio do ano passado e a terceira está em produção.
Hannah Baker, protagonista de 13 Reasons Why, em cena da série/Foto: Divulgação/Netflix
O programa recebeu avaliações positivas da crítica, mas também gerou debate por sua forma de abordar o suicídio - principalmente por glamurizar e detalhar a morte autoprovocada da protagonista.