Dois russos fogem de barco para o Alasca e pedem asilo nos EUA
Eles saíram da Sibéria e viajaram 58km pelo mar para fugir da convocação de Vladimir Putin para a guerra

SBT News
A bordo de um barco, dois cidadãos russos, que fugiram do país depois que Putin anunciou a mobilização de 300 mil reservistas para a guerra da Ucrânia, chegaram no Alasca, nos Estados Unidos, onde pediram asilo, informaram autoridades americanas na 5ª feira (6.out). Os homens saíram de uma comunidade costeira na Sibéria e fizeram uma viagem de cerca de 58 km pelo mar até chegarem na ilha remota de Gambell, onde receberam ajuda.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Segundo senadores do Alasca, os republicanos Murkowski e Dan Sullivan, os dois indivíduos foram encaminhados para o Departamento da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, onde foram " transportadas para Anchorage para inspeção, que inclui um processo de triagem e verificação, e posteriormente processadas de acordo com as leis de imigração dos EUA sob a Lei de Imigração e Nacionalidade"
Desde o anúncio de Putin, milhares de russos fugiram do país. A chegada dos dois homens deixou as autoridades americanas em alerta para a chegada de novos fugitivos.
O senador Dan Sullivan cobrou as autoridades federais a ter um plano no caso de mais russos fugirem para as comunidades do Estreito de Bering, e reforçou que o episódio demonstra que "o povo russo não quer combater na guerra de agressão de Putin contra a Ucrânia".
Em comunicado, o governador do Alasca, Mike Dunleavy, afirmou que não espera um fluxo contínuo de pessoas atravessando a mesma rota. Ele também alertou que as viagens na região podem ser perigosas, já que uma tempestade de outono com ventos fortes é esperada.
A rota feita pelos dois russos é incomum e perigosa. Segundo autoridades americanas, eles costumam tentar entrar nos EUA pelo México, que não exige visto. Em agosto, 42 tentativas de entrada nos EUA por russo, através do Canadá, foram registradas. Em julho, foram 15 e em agosto de 2021, 9.
* Com informações da Associated Press