Servidores da Abin dizem ter detectado "ameaça" ao aniversário do 8/1
Documento não traz detalhes de quais seriam estas ameaças
Nota divulgada pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, (Intelis) afirma ter detectado “ameaças ao aniversário da fatídica data do dia 08”. O documento não traz mais detalhes de quais seriam estas ameaçadas e de onde elas viriam.
Brasília e outras 11 capitais terão atos para marcar o primeiro ano dos ataques golpistas do ano passado: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Salvador, Campo Grande, João Pessoa, Vitória, Aracaju e Recife.
A partir das 14h, o SBT News exibirá uma cobertura especial sobre o evento
Na capital federal, o evento em defesa da democracia será no Congresso Nacional. A solenidade contará com discurso do presidente Lula (PT) e com a presença dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Outras autoridades também devem comparecer ao ato.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Documento
Intitulado “A Inteligência de Estado e o 8 de Janeiro”, o documento de três páginas, divulgado pelo Intelis, fala em aproveitar a ocasião para “manifestar, mais uma vez, nosso compromisso incondicional com o Estado Democrático de Direto e nosso orgulho em ser parte de um dos pilares da defesa da ordem constitucional”.
Os servidores da Abin ainda disseram que monitoram grupos extremistas desde 2016, “em razão do recrudescimento de antagonismos políticos com retórica violenta” e que “mesmo em meio a ataque de atores mal intencionados, que tentam atribuir malfeitos à ABIN, e aos seus servidores e transformar alegados desvios individuais em ataques políticos para a desestabilização de toda a instituição, seguimos trabalhando incansavelmente, imparciais e discretos”.