Janja posta vídeo com artistas e políticos exaltando a democracia; veja
Primeira-dama aconselhou Lula a não aceitar a GLO durante a invasão ao Congresso Nacional e Planalto em 8 de janeiro de 2023
SBT News
A primeira dama Janja da Silva publicou nesta 2ª feira (8) um vídeo com dezenas de artistas, políticos e pessoas anônimas falando a palavra "democracia", para lembrar um ano da tentativa de golpe com a invasão do Palácio do Planalto, Congresso e sede do Supremo Tribunal Federal por apoiadores de Jair Bolsonaro.
Leia mais notícias do SBT News
"O Brasil é um só. Um país que respeita a decisão soberana de seu povo. Nossas vozes se unem para lembrar que a democracia prevaleceu. Democracia sempre!", escreveu Janja. No vídeo aparecem artistas como Gilberto Gil, Zélia Duncan, Fabio Assunção, Chico Buarque, Denise Fraga, Fafá de Belém, Malu Mader, Marcelo Serrado, Astrid Fontenelle, Caio Blat, Felipe Camargo, Bárbara Paz, Dira Paes, Camila Pitanga, José de Abreu e Leandra Leal.
Também aparecem a própria Janja, o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Marina Silva, Silvio de Almeida, Margareth Menezes, Arielle Franco, Sonia Guajajara, Flávio Dino, Simone Tebet, entre outros.
Outros políticos, além de pessoas comuns e crianças também estão no vídeo.
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, não aparecem na apresentação.
Nesta 2ª feira, o nome de Janja aparece nos treding topics do Twitter após a revelação de que ela teve atuação decisiva no dia 8 de janeiro de 2023 ao falar para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a invasão a Brasília, de não decretar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), uma operação de policiamento realizada pelas Forças Armadas Brasileiras de forma provisória até o restabelecimento da normalidade da lei e da ordem pública. A informação foi revelada no documentário "8/1 - A democracia resiste", da GloboNews, com direção de Julia Duailibi e Rafael Norton.
Leia também:
+ PF faz operação contra financiadores 1 ano depois do 8 de janeiro
+ Solenidade para lembrar 8/1 vai ter declarações de Lula e representantes dos Poderes
+ SBT News exibirá uma cobertura especial sobre o 8/1
+ Arthur Lira cancela presença no ato que marca um ano dos ataques de 8/1