De olho em melhor relação no Congresso, Lula reúne deputados da base no Alvorada
Presidente realiza jantar com 25 políticos; na lista estão nomes do Centrão, como União Brasil, PP e Republicanos
Lis Cappi
Com a intenção de melhorar a relação do governo no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promove uma reunião com ministros e líderes partidários no Palácio da Alvorada, na noite desta quinta-feira (22). A reunião acontece como um movimento anterior à ida do presidente para o encontro do G20, no Rio de Janeiro.
+ Governo cede ao centrão e aceita acordo para pagar emendas parlamentares até 30 de junho
Cinco ministros fazem parte da rodada de tratativas com parlamentares. São eles: Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Alexandre Padilha (Relações Internacionais) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação).
A inclusão de novos nomes do governo em negociações havia sido confirmada por Padilha no início da retomada dos trabalhos do Congresso. À época, o ministro disse que seria melhor haver mais ministros participando de tratativas. A posição foi reafirmada por ele nesta semana e coincide com um período de animosidade com presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) - que também participa do jantar.
Nos bastidores, há a avaliação de que Lira pede pela saída de Padilha, e que prefere negociar com outros nomes do governo, como o ministro Rui Costa. Até o momento, o governo tem mantido a posição de não fazer mudanças na Esplanada.
Da parte da Câmara, foram convidados os líderes da base governista - que incluem partidos ligados ao Centrão e que não têm apoio completo ao Executivo, como União Brasil, Progressistas (PP) e Republicanos.
No caso de aliados próximos, como o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin, há mais de um representante por sigla. A reunião se dá em um período de discussões das prioridades do governo para 2024. No radar de propostas que precisam de apoio do Congresso estão a regulação da reforma tributária e ações para aumentar a arrecadação, como novos impostos ao setor de eventos, no programa Perse.
Veja a lista dos 20 políticos, ou representantes, que participam do encontro:
- Arthur Lira - Presidente da Câmara - PP - AL
- Márcio Jerry - PCdoB -MA
- Luciano Bivar- União -PE
- Líder do governo José Guimarães- PT-CE
- Antônio Brito- PSD - BA
- Damião Feliciano- União - PB
- Pastor Henrique Vieira - PSOL- RJ
- Gleisi Hoffmann - Presidente do PT
- Afonso Motta - PDT-RS
- DR. Luizinho - PP - RJ
- Odair Cunha- PT- MG
- Isnaldo Bulhões - MDB-AL
- Luciano Amaral - PV- AL
- Penna - PV- SP
- Prefeito João Campos - vice presidente do PSB - representando Carlos Siqueira, do mesmo partido
- Gervásio Maia - PSB-PB
- Romero Rodrigues - PODE-PB
- Hugo Motta - Republicanos-PB
- Elmar Nascimento - União-BA
- Aguinaldo Ribeiro - PP-PB